O rádio é a mídia mais tradicional e fascinante na área da comunicação. Ele conseguiu sobreviver às várias mudanças que houverem no mercado e a sua linguagem evoluiu através dos anos. Sem o rádio, não teríamos outras vertentes da radiocomunicação. Sem ele, não iríamos falar nos radiocomunicadores, por exemplo. Com isso, o artigo de hoje irá passar a limpo a história da radiocomunicação e como ela modificou as formas de diálogo em nossa sociedade.
Sabe quem inventou a radiocomunicação? Continue lendo o texto e entenda os principais detalhes!
Saiba quem inventou a radiocomunicação
A história da radiocomunicação é bem rica e diversificada. De fato, existe uma dúvida de quem inventou o rádio, Porém dois nomes são sempre lembrados como os grandes inventores: o sérvio Nikola Tesla e o italiano Guglielmo Marconi.
Tesla é considerado pela Suprema Corte Americana como o grande inventor. Isso se deve ao fato de Marconi ter utilizado 19 patentes de Tesla para aperfeiçoar o seu projeto no século XIX. Já a primeira transmissão de rádio teria ocorrido em 1906, nos Estados Unidos, quando Lee de Forest realizou um experimento da válvula de tríodo. Isso mostra o quanto a história da radiocomunicação é diversa e dividida em vários momentos importantes.
Já no Brasil, a primeira transmissão de rádio aconteceu nas comemorações do centenário da Independência do país. A solenidade de abertura da Exposição do Centenário no Rio de Janeiro foi organizada pelo presidente à época, Epitácio Pessoa. Estavam presentes no evento, os reis da Bélgica, Alberto I e Isabel.
Na época, o discurso do presidente foi transmitido para Petrópolis, Niterói e São Paulo. Para que tal feito fosse realizado, uma antena instalada no Morro do Corcovado foi utilizada. Assim, a primeira estação radiofônica do Brasil estava aberta.
A importância do Padre Roberto Landell de Moura na história da radiocomunicação
Quando falamos da história da radiocomunicação no Brasil, devemos destacar a importância que o padre gaúcho, Roberto Landell de Moura, possui. Apesar de não ter um reconhecimento tão efetivo, Padre Landell foi o primeiro a fazer testes com as ondas eletromagnéticas. Isso, no bairro da Medianeira, em Porto Alegre.
Landell era físico por formação e é conhecido por ser o pioneiro na transmissão de voz através do rádio. Vale destacar, que tal fato era considerado inusitado na época, já que as transmissões eram feitas através de telégrafos com fio, inventados pelo norte-americano Samuel Morse.
Em 1901, Padre Landell conseguiu a patente do seu projeto e pensou no desenvolvimento de equipamentos que auxiliaram a transmissão em locais de longa distância, com e sem o uso de cabos.
O uso da radiocomunicação atualmente
Como você pode ver ao longo do texto, o crescimento do rádio só foi possível graças à contribuição de Tesla, Marconi, Forest e Landell. Por isso, a história da radiocomunicação é diversificada e rica em todos os sentidos. A sua tecnologia consegue, ao mesmo tempo, ser antiga e atual, possuindo o poder de se modificar ao longo do tempo. Isso significa que até os meios de comunicação considerados modernos, utilizam as ondas de rádio para funcionarem.
A partir daí, outras vertentes da radiocomunicação surgiram com o passar dos anos, como, por exemplo, os radiocomunicadores. Eles são fundamentais dentro de uma empresa e melhoram consideravelmente a comunicação interna dos funcionários. Consequentemente, os colaboradores estarão mais focados em suas tarefas e os resultados tendem a ser positivos.
Gostou da história da radiocomunicação? Continue acompanhando o nosso blog! Em breve iremos divulgar novos conteúdos. Você também pode entrar em contato conosco. Estamos inteiramente à sua disposição!